top of page

Conjunto Residencial Edgard Werneck

Rio de janeiro/RJ
2012/2015
 
Projeto em construção

EQUIPE ARQUITETURA:

 

Henrique Mindlin Associados 

Arquitetura e Planejamento Ltda

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

 

Área do terreno:                 2.705m²

Área construída:                 13.484m²

 

Estrutura: Formas e Armações Serviços de Engenharia Ltda

Instalações: Cherri Engenharia e Instalações Ltda

Ar-condicionado: Refrigeração Fluminense Ltda

Contenções: Terra e Projetos e Consultoria Ltda

Combate a incêndio: Monta Equip. contra Incêndio Ltda

 

A implantação da edificação se beneficiou do platô existente, área antes ocupada por uma antiga chácara, desta forma, foi possível mitigar os trabalhos de movimentação de terra, uma das premissas do projeto devido ao fato das edificações vizinhas estarem implantadas nos limites laterais do lote, além de aproveitar a rampa de veículos existente para garantir o acesso às áreas de estacionamento.

O embasamento do conjunto é composto por um subsolo que abriga o estacionamento G2 e áreas técnicas, e o pavimento térreo que conta com áreas sociais como o espaço gourmet, compartimentos de serviço, hall dos elevadores e o estacionamento G1. Para minimizar os trabalhos de escavação esses dois pavimentos foram divididos em dois níveis conectados por um trecho em rampa.

As unidades privativas foram implantadas em dois blocos de 7 pavimentos sendo o Bloco 1 composto por  42 unidades e o Bloco 2 composto por 56 unidades.  O conjunto conta com unidades de dois e três quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiros. Os pavimentos de cobertura dos dois blocos são ocupados de formas distintas, enquanto que no Bloco 02 encontram-se as dependências das unidades do 7º pavimento, no Bloco 01 foi implantado o pavimento de uso comum (PUC), área composta por piscina, academia, salão de festas, playground e terraço.

O acesso de pedestres é realizado através de uma torre composta por uma escada e elevador que se conecta com o térreo a partir de um pequeno pátio. Desta área os usuários seguem para a prumada de acesso do Bloco 1 ou percorrem uma rampa até o acesso ao Bloco 2. O acesso de veículos é realizado pela rampa de veículos adjacente ao limite lateral esquerdo do lote. Todas as áreas comuns da edificação garantem a plena acessibilidade de seus usuários e visitantes, com suas rampas e circulações horizontais dimensionadas de acordo com a NBR 9050.

O conjunto volumétrico da edificação é revestido por um padrão cromático de tons neutros utilizando cores como o cinza o marrom, além do branco que ocupa grande parte do volume.

Reaproveitamento de águas pluviais, áreas verdes, pavimentos semipermeáveis e cobertura verde são alguns dos elementos integrados ao projeto arquitetônico objetivando contribuir para a sustentabilidade ambiental da região. 

bottom of page