Henrique Mindlin Associados Arquitetura e Planejamento | Projeto Orla Brasília - Polo 3
Henrique Mindlin Associados Arquitetura e Planejamento | Projeto Orla Brasília - Polo 3
Henrique Mindlin Associados Arquitetura e Planejamento | Projeto Orla Brasília - Polo 3
Projeto Orla - Polo 3
Brasília/DF
1996
Projeto
EQUIPE ARQUITETURA:
Henrique Mindlin Associados S/A
Arquitetura e Planejamento.
Margens do Lago Paranoá, Brasília/DF
O Projeto Orla foi concebido para consolidar a relação entre a Cidade de Brasília e o Lago Paranoá, cujas margens banham grande parte da cidade. Além de devolver o lago à população, permitindo um melhor desfrute e acesso de todos, o projeto cria um espaço atrativo para o turismo.
O conceito projetual baseia-se em uma nova proposta para a ocupação das áreas públicas, que reúne os setores privado e público em uma parceria buscando o desenvolvimento.
A proposta consiste na utilização de onze polos interligados e distribuídos ao longo das margens, onde serão desenvolvidas diversas atividades como o turismo, o lazer, a cultura e o comércio; buscando o dinamismo e a variedade de programas na sua utilização. Ao escritório Henrique Mindlin Associados S/A, foi confiada a missão de projetar o polo 3.
O Polo 3 – COMPLEXO BRASÍLIA PALACE
Inserido em uma área de 580.000m² entre o Clube da Imprensa e o Bosque dos Leões (próximo ao Palácio da Alvorada), o complexo possui lotes para hotéis incluindo o Brasília Palace. O local caracteriza-se também como polo cultural, onde já existia o Museu de Arte de Brasília e a Concha Acústica que, associados ao Pavilhão da Bienal de Arte, constituem a Praça das Artes.
O Polo 3 do Projeto da Orla está localizado às margens do Lago Paranoá, confrontando-se com a estrada de hotéis de turismo norte.
O objetivo principal do Projeto Orla para o polo 3, foi de criar um polo de cultura e lazer, de compras, de entretenimento e de hotelaria para a cidade de Brasília.
O desenvolvimento dos projetos para o polo 3, e o sucesso comercial e social encarados como meta, contemplam uma série de ações conjuntas da iniciativa privada e do governo.
MARINA
A frente dos terrenos para o lago será dotado de “decks” e “fingers” com facilidades para atracação (estacionamento de embarcações), com a função específica de promover o acesso aquático ao centro de animação, hotel e/ou outras atrações do Projeto Orla.
O projeto pode acomodar serviços de cruzeiros e passeios no lago, barcos de aluguel, lanchas, veleiros, como promoção turística; e é estruturado essencialmente com deck de madeira sobre estacas.
Os contornos e extensões dos decks, incluindo o uso de flutuantes em determinadas condições, serão definidos por problemas de calado na margem do lago e variações sazonais do nível da água.
A marina terá capacidade para até 150 barcos.